sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Igreja Nossa Senhora do Carmo-Itaquera, 80 Anos.



"Deus e a Arte" foi o tema escolhido para orientar as reflexões que marcaram as comemorações de 80 anos de fundação da paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Itaquera entre os dias 8 e 16 de julho de 2008.
Assim, as orações e reflexões tiveram, entre outros temas: "Deus e a Música", "Deus e a Literatura", "Deus e a Cultura Popular", "Deus e o Teatro","Deus e a Dança", "Deus e o Cinema". Artistas e padres convidados ajudaram na condução dos encontros. A cantora e pesquisadora Inezita Barroso foi uma das artistas que participaram das reflexões.
A escolha do tema "arte" como central da novena foi feita pelo Conselho Pastoral e de Liturgia da paróquia. Segundo o padre Paulo Bezerra, a opção foi feita porque a arte "emerge como apelo ao louvor de Deus e ao reconhecimento da leveza criativa da alma humana, em plena era do triunfo avassalador do individualismo e seu conseqüente banimento de Deus - bandeira da pós-modernidade".
De acordo com o pároco, "as artes, como a religião e a ciência, a seu modo, introduzem no provisório e efêmero da existência humana a transcendência sufocada pela implacável fúria do tempo. As artes deixam nas bibliotecas, nas pinacotecas, nas videotecas, nos museus, nas igrejas, nos teatros, nas telas de cinema, as marcas da teimosia humana contra a morte. Só não perpetuam o corpo das atrizes e dos atores, dos bailarinos e das bailarinas. Morta uma bailarina, morto um ator, um pouco de arte morre junto. Os artistas decodificam, na variedade de sua obra, um dos mais profundos desejos humanos: a sede de Deus".
Fonte http://www.fatopaulista.com.br
Pesquisa, Abrahão Amorim
São Paulo, 05/12/2008

Um comentário:

Aparecida disse...

Esta é a igreja em que eu fui batizada e fui muito feliz em toda a minha infância, apesar de que não vivi muito tempo em Itaquera, até hoje os meus pais mantiveram uma casa que eram proprietários, mas, fomos viver para o bairro da Perdizes. Entretanto naquele tempo era tão distante Itaquera de onde morávamos que passávamos à vezes uns dias de férias em Itaquera.
Obrigada por partilhar estas fotos tão bonitas.
Saudações
Aparecida Tadeu Lopes