quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Igreja de Nossa Senhora da Penha



Igreja de Nossa Senhora da Penha.
Um breve relato sobre esta igreja. Pelos idos de 1600, um católico francês viajava de São Paulo ao Rio de Janeiro e carregava na bagagem uma imagem de Nossa Senhora, trazida de sua terra natal. À noite montou acampamento na região onde hoje é o bairro da Penha.
Pela manhã reuniu suas coisas e retomou a caminhada. No entanto, na noite seguinte, o viajante percebeu que havia perdido a imagem. Ele, então, deu meia volta e encontrou o objeto no alto da colina onde havia dormido.
Aliviado, seguiu viagem, mas na noite seguinte sentiu novamente a ausência da imagem. Mais uma vez retornou à colina e mais uma vez encontrou o que procurava. O devoto entendeu que se tratava de uma mensagem avisando-o que ali deveria ser erguida uma capela em homenagem a Nossa Senhora. E assim foi feito.
A data registrada na igreja de Nossa Senhora da Penha de França é 1682, mas documentos indicam que a construção é, na verdade, um pouco mais antiga.
Uma certidão passada por um padre ao receber uma quantia em dinheiro doada a Nossa Senhora da Penha de França, por exemplo, é datada de 24 de agosto de 1667. Já a imagem original da virgem, em madeira, foi preservada e está hoje protegida no altar da Basílica, construída entre 1957 e 1967, a alguns metros da primeira Igreja.
Fonte: Jornal 100% Bairro, Setembro de 2008 edição n& 13 – Ano 1.
Pesquisa: Abrahão Amorim
SãoPaulo - SP. 10/09/2008

Nenhum comentário: