sábado, 2 de agosto de 2008

O Perigo das Drogas


Todos nós temos acompanhado pela TV, e mesmo pessoalmente, em nossas cidades e na vizinhança,o grande crescimento das drogas em várias camadas da sociedade.É alarmante ver pessoas que são queridas nossas, pessoas trabalhadoras, educadas, finas, envolvidas com o uso de drogas. Na minha opinião, este é o grande mal do século, que tem destruído vidas e famílias em todo mundo, e nós, devemos estar atentos a este mal que está perto de nós.
Quando falamos sobre drogas, muitos pensam que se trata apenas de cocaína e maconha, porém, há muitos outros tipos de drogas. Veja alguns deles.1) Calmantes ou depressivos – levam a pessoa a sentir-se desligada das coisas e também ajuda a dormir. É bom lembrar que o seu uso de forma exagerada pode causar até mesmo a morte. 2) Os narcóticos – são substâncias que paralisam as funções do cérebro. Também aliviam dores e fazem a pessoa dormir.Geralmente são injetadas na veia, causando ao dependente euforia e conforto. 3) LSD – essa droga altera o pensamento, as emoções, além dos sentidos físicos. É também conhecida como alucinógeno, porque cria artificialmente estados eufóricos, visões desejáveis e alucinações de modo geral.
Sabemos que as drogas não tem nada de positivo, tudo nela é negativo. Há alguns tipos de drogas muito comuns entre pessoas, também de modo geral. São elas: a) Maconha – também conhecida como erva maldita. Ela causa tontura e aceleração dos batimentos cardíacos, fazendo com que os seus dependentes fiquem com os olhos avermelhados e lacrimejando. Essa droga é tragada em forma de cigarro e leva o indivíduo a ter alucinações, sonolência e perda de memória. Aparentemente causa uma sensação de prazer para quem usa, porém, é algo passageiro, e, ao término de seu efeito, a pessoa tem a sensação de que ficou for de si por muito tempo, b) Remédios, colas e solventes – Esse tipo de droga é um pouco disfarçada, sendo mais fácil a sua aquisição. Farmácias, lojas de tintas, mercado mostram a facilidade de comprar essas drogas que não são vendidas por traficantes, mas por gente trabalhadora. Todo cuidado deve ser tomado pelos adolescentes com relação a qualquer tipo de drogas.
A Pessoa viciada em quaisquer destas drogas acaba se tornando uma pessoa deprimida e com medo de tudo e de todos. Se ela estuda ou faz algo que trabalha com a mente, não consegue pensar direito, tornando-se incapaz de pensar com facilidade e se lembrar das coisas. As drogas também fazem com que as pessoas se tornem agressivas e mal humoradas, além de dizerem coisas indecentes, sem pensar. A pessoa viciada, principalmente em maconha, passa a ter delírios e sente vontade de pular de grandes alturas, pensando que é de lugar baixo. É comum ouvir vozes e ter visões quando a pessoa está muito drogada, o que a torna difícil de ser controlada.
A pessoa que é viciada está sempre com medo de algo, achando que alguém quer pega-lo ou mata-lo. Muitas vezes sente alucinações que podem acabar até mesmo em suicídio.
Quem vive no mundo das drogas precisa de auxílio moral, psiquiátrico e espiritual.
Um outro perigo grave a que o dependente de drogas está sujeito, diz respeito à transmissão do vírus HIV, que provoca a AIDS, por intermédio de seringa ou relação sexual sem uso de preservativo.
Porque as pessoas usam drogas? Essa pergunta é difícil de ser respondida claramente, mas as últimas pesquisas de que temos notícia dão-nos conta de que algumas pessoas cansam da vida rotineira e procuram nas drogas uma aventura ou então, o fazem pra “esquecer”os problemas e dificuldades da vida.
Não podíamos esquecer aqui, de mencionar uma droga que é considerada a onda do momento, entre aqueles que nos fins de semana gostam de curtir música eletrônica nas Raves, e nas discotecas da cidade: O ECSTASY- Vamos conhecer um pouco esta droga e seus efeitos: * O ecstasy é uma substância psicoativa designada como 3,4 metilenodioximetanfetamina. Foi sintetizada pela empresa Merck em 1914, e é chamada droga de recreio ou de desenho, pois possui ação estimulante e alucinógena. É consumido injetado, inalado e por via oral. Apresenta-se como forma de pastilhas, comprimidos, barras, cápsulas ou pó. Agem a nível cerebral, aumentando a produção e a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrelina. Seus efeitos surgem após vinte a setenta minutos, atingindo estabilidade em duas horas, pode agrupar efeitos da cannabis, das anfetaminas e do álcool. Os efeitos físicos são taquicardia, aumento da pressão sanguínea, secura da boca, diminuição do apetite, dilatação das pupilas, dificuldades de caminhar, reflexos exaltados, vontade de urinar, tremores, transpiração, câimbras ou dores musculares. Quanto aos efeitos psíquicos, o ecstasy ocasiona sensação de intimidade e de proximidade como outras pessoas, aumento da comunicação, da sensualidade, euforia, despreocupação, autoconfiança e perda da noção de espaço. Em longo prazo podem ocorrer efeitos tais como lesões celulares irreversíveis, depressão, paranóia, alucinação, despersonalização, ataques de pânico, perda do autocontrole, impulsividade, dificuldade de memória e de tomar decisões.
Podemos notar que a droga é uma droga; portanto, seja esperto, fique ligado, não se envolva com ela. Peça a Deus por aqueles que a usam, para que possa abandoná-la.
Pesquisa
Abrahão Amorim - São Paulo – SP – 02/08/2008
*LSD E ECSTASY por Sebastião Siqueira 2008.





Nenhum comentário: