sábado, 16 de agosto de 2008

Museu Ferroviário - Indaiatuba S.P.




Data de construção do prédio atual: 1911

HISTORICO: O ramal de Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877. A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905, com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal - algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980. Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa Pinto. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba acabou em 1976, enquanto trens de carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 80. Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela agora FEPASA.
O Museu Ferroviário de Indaiatuba está localizado na antiga estação ferroviária da cidade de Indaiatuba, no Estado de São Paulo. Foi inaugurado em 2004 com o nome de Espaço Cultural Estação Indaiatuba.
A locomotiva número 1 da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro, depois renumerada para 10 pela Estrada de Ferro Sorocabana, está estacionada no pátio e funciona como há mais de um século.
A primeira estação de Indaiatuba está, na verdade, ao lado do Museu Ferroviário. Uma estação maior, atualmente o museu, foi construída pela Sorocabana em 1911. Há uma indicação dessa data na parede da plataforma.
Além dessa estação-museu Indaiatuba possui outras três no traçado da Ytuana/Sorocabana: Pimenta, Itaici e Helvetia. Pimenta está abandonada e depredada. Itaici está descaracterizada, mas possui projeto para recuperação da área.
No museu, além da locomotiva, há fotos, documentos, equipamentos e outros materiais ferroviários que contam a história da ferrovia na região.
Endereço, praça Newton Prado, na esquina das ruas Pedro de Toledo e Augusto Camargo.
Pesquisa: Abrahão Amorim

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